Idealizador do Grupo Roda Presa fala sobre o Ciclismo pós-pandemia

Maurice Cabral, idealizador do Grupo Roda Presa da cidade de Araçatuba e região, falou durante entrevista ao Clique Esportivo sobre o Ciclismo Pós-pandemia. 

Maurice começou no pedal em 2011 e, com o início da pandemia, mais pessoas seguiram o seu caminho.


De acordo com o idealizador, o Grupo do Roda presa foi criado pelo WhatsApp, pois desejavam facilitar a reunião e a interação dos ciclistas. 


O Nome Roda Presa, conforme expressou Maurice, nasceu após novos integrantes aderirem o grupo.  


“Como estavam começando, falava-se que estavam com a roda presa e o nome acabou ficando”, complementa


Grupo Roda Presa/Foto: Amanda Letícia



Pós-Pandemia 


Durante a pandemia, o número de ciclistas aumentou, visto que a prática é individual e ao ar-livre. “O único jeito era pedalar”


Ele também relatou que durante o período de pandemia novos grupos surgiram e, deste modo, a prática aumentou ao menos na região de Araçatuba.


Já nos dias atuais, com o término da pandemia da Covid-19, as academias e demais esportes retornaram, e a prática de ciclismo diminuiu. 


Maurice salientou dizendo que, já em 2023, as pessoas que aderiram por conta da pandemia e continuaram após a época abraçaram o esporte. “Só ficou quem realmente gostou”. 


Os benefícios e a segurança 


O atleta contou ao Clique Esportivo que os benefícios do Ciclismo são a perda de peso, desestresse e ajuda na saúde mental. 


E que as quedas, são inevitáveis, mas, ele também contou que o ciclista deve utilizar equipamentos de proteção como luvas, capacete e óculos, pois evitam graves acidentes. 


Participações 


O grupo não participa de competições e sim de passeios solidários que possuem o objetivo de arrecadar fundos para determinadas entidades. 


“Em 2022, estivemos na maioria que ocorreu região, mas, já para 2023, estamos nos organizando”, informou.  


Guto Ferrarezzi entrevistando Maurice / Foto: Amanda Letícia


O Roda Presa não possui o objetivo de participar de nenhum campeonato, entretanto, nada impede que algum membro possa competir. 


Em Pereira Barreto 


Na cidade de Pereira Barreto, Maurice comentou que ele e seus companheiros conquistaram o título de Maior turma e também a mais animada. “Essa foi a minha experiência mais feliz.” 

 

Os Pedais

 

O grupo possui dois pedais oficiais realizados durante a semana. O primeiro de quarta-feira, durante a noite e o segundo ocorre no domingo de manhã.


“Esporadicamente, durante a semana, o pessoal vai no horário que conseguir”, conta. 


Guto Ferrarezzi com o Grupo Roda Presa



Durante semana o pedal começa em frente ao Shopping Praça e Nova e termina na Praça do Ciclista em Araçatuba (SP). 


Já aos finais de semanas os trajetos são variados, ou seja, sempre mudam de cidade. 


As modalidades 


Maurice informou que o Roda Presa, começou com o Mountain Bike (Ciclismo de Montanha), mas, muitos integrantes andam de Speed (bicicleta própria para o asfalto). 


Segundo Maurice, a modalidade Mountain Bike é de maior popularidade na região de Araçatuba. 


Já a Speed na região de Araçatuba, ainda de acordo com ele, agora está bastante difundida. “Existe bastante prova desta modalidade também”. 


Para novos membros 


Atualmente, aproximadamente 140 pessoas integram o grupo. 


“Durante o nosso pedal todos andamos juntos, ninguém fica para trás e só não vai quem não quer”, expressou Maurice


O ciclista que desejar participar do Roda Presa, pode entrar em contato através das redes sociais ou com algum membro do grupo. 


Por Guto Ferrarezzi

Comentários