“É a melhor modalidade”, disse Sensei sobre a prática do Judô

A Sensei Marta, moradora da cidade de Rubiácea (SP), iniciou no Judô no ano de 1988 após incentivo de um grupo de amigas e a aptidão por artes marciais. 

A Sensei contou para o Clique Esportivo que é professora desde 1994, também formada em educação física, pois desejava aplicar aulas de Judô. “Deu certo” 


Sensei Marta e alunos/ Foto: Arquivo pessoal



A melhor 


De acordo com ela, a modalidade, no estado de São Paulo, é a melhor, visto que os maiores campeões nacionais e mundiais, são paulistas. 


“A FPJ (Federação Paulista de Judô) vem crescendo muito com incentivos de competições de alto nível.”, complementa. 


Sensei e alunos/Foto: Arquivo Pessoal


Já na cidade de Rubiácea, ainda de acordo com ela, a prática da arte marcial está crescendo bastante, mesmo tendo em vista, o tamanho do município.  


Ela contou que, na cidade, existem atletas que ganharam campeonatos regionais, Inter-Regionais, estadual, brasileiro, Sul, Pan-americano, mundial, onde ela esteve presente.  


“Representamos o município com muito amor, pois o Judô de Rubiácea tem todo suporte em estrutura e incentivo aos atletas, isso nos dá a oportunidade de estar entre os melhores do Brasil e do mundo.”, comenta 


Foto: Arquivo pessoal


A maior motivação e o principal objetivo 


A maior motivação de Marta é transmitir com êxito os conhecimentos para crianças e adolescentes, mostrando para seus alunos que o Judô ajuda a ter perspectiva melhor do mundo dentro e fora dos tatames. 


Já o principal objetivo, conforme expressou a Sensei, é ter garra, perseverança, humildade e sobretudo competência para que o aluno consiga ser o que desejar. “Ele pode ser um campeão no maior pódio q é o olímpico ou o melhor campeão na vida, ser uma pessoa do bem.” 


Ainda conforme a Sensei, os ensinamentos adquiridos no dojô, seguindo a filosofia do Judô, construída Jigoro Kano (1882), refletem cotidianamente no comportamento e, deste modo, proporcionará um maior autocontrole, tolerância, respeito, disciplina, fortalecendo os valores de grupo, como o companheirismo e cooperação, mesmo estando diante de situações competitivas. 


“Com o apoio, nós pretendemos contribuir para o crescimento de uma geração saudável, usando a prática do esporte”, completa 


Foto: Arquivo pessoal


O Judô 


Segundo a Sensei, o Judô possui 40 golpes específicos e mais de 40 variações e contra golpes. 

No começo, os alunos, aprendem o básico sendo eles: Osoto Gari, Ouchi Gari, Ogoshi, Seoi Naque, já no solo existem o Hon Kessa gatame , a primeira imobilização aprendida pelos estudantes, pois devem obter uma base sólida no Judô. “Com o tempo cada judoca vai se identificar com tal golpe

e fazer dele sua principal técnica.” 


Para a criança 


A Sensei disse que o Judô ajuda as crianças desenvolverem suas capacidades físicas e motoras. 

Além do mais, a garotada exercita os músculos, desenvolvem os reflexos, aprendem o princípio de respeito e disciplina. 


Ela finalizou dizendo que, ao entrar no Dojô (lugar onde é estudado o Judô), o aluno, imerge em um mudo de respeito e disciplina com todas as pessoas ali presentes. “Acredito que isso ajudará em sua formação profissional” 


Por Guto Ferrarezzi

Comentários